sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Novidades! INSS e Polícia Federal


Olá!

Se você está se preparando para os concursos da Polícia Federal e/ou INSS, chegou o momento de “apertar o ritmo” de estudos, pois a publicação desses editais irá ocorrer em breve.

Para a Polícia Federal, existe a expectativa de que sejam oferecidas, talvez ainda este ano, 380 vagas para o cargo de agente administrativo, com remuneração aproximada de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). Ademais, além de aguardar a resposta do Ministério do Planejamento sobre um pedido de 100 (cem) vagas para o cargo de papiloscopista, o órgão ainda estuda um novo pedido de vagas para os cargos de perito e delegado.

Em relação ao INSS, é notória a urgência na realização de um novo concurso público, já que estão sendo abertas 720 novas agências de atendimento em todo o país. Existe a previsão de que o edital do concurso seja publicado ainda este ano, ou, na pior das hipóteses, no início do primeiro semestre de 2011. A imprensa especializada tem divulgado que o instituto protocolou um pedido de 2.500 vagas junto ao Ministério do Planejamento - MPOG, sendo 2.000 para o cargo de Técnico (que exige apenas a formação de nível médio) e 500 para o cargo de Analista do Seguro Social (que exige formação de nível superior).

Isso significa que oportunidades não faltarão, mas, quando chegarem, você tem que estar preparado! Não fique aguardando a publicação do edital para iniciar os seus estudos. Lembre-se sempre de que “Deus ajuda quem cedo madruga” ...

Ponto dos concursos.
Professor Fabiano Pereira - Direito Administrativo e Constitucional

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2 arrombou as portas dos cinemas…1,25 milhão de pessoas viram o filme no último fim de semana

Em Tropa de Elite, basta um ou dois gritos do Coronel Nascimento – personagem de Wagner Moura – para que todos o obedeçam. E foi dessa maneira que a seqüência do filme de José Padilha chegou aos cinemas neste final de semana. Metendo o pé na porta…
Segundo dados da produção do filme, 1,25 milhão de pessoas viram Tropa de Elite 2 em seu fim de semana de estreia. Tropa já é a quinta maior abertura de todos os filmes que já foram exibidos no Brasil, superando títulos como Era do gelo, X-Men, Harry Potter, Shrek, Piratas do Caribe e Matrix.
O resultado acabou deixando lá atrás o longa Chico Xavier – um dos destaques nacionais do ano – que levou 585 mil em seus primeiros dias de exibição. O filme de Padilha derrubou ainda Eclipse, que até sexta-feira passada era o filme com melhor abertura em 2010, com 1.185 milhão de espectadores.
Outra prova do poder de Tropa é o número de salas – sempre escassas para as produções nacionais – em que o filme passou a ser exibido: 696.
Diferentemente do que aconteceu no lançamento do primeiro filme, em 2007, quando cópias piratas de Tropa de Elite caíram no mercado informal antes mesmo da estreia nos cinemas, a produção tomou certos cuidados para que a pirataria não afetasse novamente a bilheteria do filme. O longa foi distribuído apenas em película para os cinemas. Segundo Padilha, dessa forma, não será possível fazer a cópia do filme enquanto ele estiver sendo exibido nas salas.
Mesmo com todo esse cuidado, alguns DVDs com making of e o trailer do filme foram apreendidos nas ruas do Rio de Janeiro. Cinco pessoas foram presas.
Revista Època.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Rubens Barrichello,um exemplo para os concurseiros.

Todos podemos ver a vida pela ótica que desejamos. É aquela história de saber se você vê seu copo meio cheio ou meio vazio. Os que vencem na vida, em geral, focam naquilo que têm, e se apegam a isso; os que se permitem olhar para baixo, os que desistem, os que desanimam focam naquilo que não têm, ficam reclamando da vida e não vão muito longe. Mas, claro, é você quem, AFINAL, decide em que vai focar.
Pois é, Barrichello foi vice-campeão duas vezes, teve algumas vitórias históricas em F-1 (a primeira, então, foi antológica, com o risco de o carro ficar sem combustível) e é o recordista em número de participações em GPs. Claro, o brasileiro é muito exigente (Senna já dizia isso...), quase todo mundo lembra do "pé-de-chinelo" e reclama por este atleta não ter sido campeão, por ter sido a sombra do Schumacher etc.
Não vou entrar nessa discussão. Apenas anoto minha admiração e respeito pela figura humana e pelo esportista que Rubens é.
Escrevo sobre ele pois acabo de ler uma notícia interessantíssima na internet, que descreve que Rubinho ficou acampado em frente à fábrica do dono da nova escuderia (a Honda foi vendida e agora tem novo nome: Brawn GP) até que seu contrato fosse assinado. Obviamente, não foi um "acampamento" qualquer. Ele estava em seu motorhome (um veículo luxuoso que, como o nome sugere, parece "uma casa sobre rodas"). Rubinho disputava, com vários interessados, uma vaga na nova escuderia que sucede a Honda. Pois bem, a matéria continua dizendo que ele ficou cinco dias na Inglaterra, em Brackley, acampado diante da fábrica da Brawn e que ele não pretendia sair de lá enquanto seu contrato não fosse assinado. Ressalta, ainda, que o fato de ele permanecer no local não deve ter influenciado muito na decisão da assinatura do contrato, mas que, certamente, traduzia-se em mais uma prova da motivação do piloto para conquistar a vaga.
No final do ano passado todos davam a carreira de Rubinho como encerrada. O homem não desistiu, insistiu, insistiu, correu em busca do seu sonho (continuar pilotando, de preferência, em uma equipe competitiva), continuou sendo ridicularizado... criou estratégias, persistiu, até mesmo desceu do "salto alto" e foi acampar (com estilo, claro, num motorhome) em frente à empresa.
Como a própria reportagem diz, só o "acampamento" do "sem-equipe" não seria o suficiente para a contratação. Afinal, o currículo de Rubens é respeitável. Mas que a atitude mostra o que existe de disposição e motivação dentro do homem, isso mostra!
Daí, em curta mensagem, gostaria que cada concurseiro que está com dificuldades, que está sendo objeto de escárnio ou de desconfiança, que está sem ser aprovado ainda, enfim, que está passando pelas agruras do "campeonato do concurso", que possa olhar o belíssimo exemplo de fé e perseverança, de otimismo e garra que nos dá Rubens Barrichello.
Falem o que falarem, ele gosta de correr e está correndo. Por isso, meus parabéns para o Rubinho e para cada concurseiro que seguir em frente, a despeito do mundo, para chegar onde quer.
Não sei se haverá alguma reviravolta na F-1, torço para que não. Torço para que o Rubens tenha um bom carro. Não sei como ele irá nas provas, mas sei que, naquilo que depender dele, estará lá fazendo seu melhor. Por isso, mesmo não sabendo o futuro, admiro o esportista e seu exemplo. E eu, anote isso, valorizo as pessoas mais pelo esforço do que pelos resultados. Os resultados são conseqüência apenas... ou fruto do imponderável ou da ação divina. Os vikings já diziam que "a vitória e a derrota pertencem aos deuses; devemos nos alegrar e orgulhar pela batalha".
No seu caso, concurseiro, as regras e as perspectivas são ainda muito mais seguras que as da F-1: você é o dono da sua equipe. Você mesmo pode escolher pilotar o carro da sua vida, e as estradas e pistas que vai enfrentar. O mundo dos concursos é demorado, trabalhoso e difícil, mas as regras são claras, a concorrência não é nada senão uma "fila" (já falei nisso em artigos anteriores) e a vitória é algo com que se pode contar ao final da longa jornada de aprendizado e amadurecimento. E, claro, é muito mais difícil NÃO passar no concurso! O desemprego, ou subemprego, é mais trabalhoso, demorado e difícil do que uns poucos anos de luta e esforço para passar nas provas. Para isso, obviamente, existem a matéria e as técnicas de organização, estudo e realização de provas sobre as quais falo nos livros. Mas, para quem é persistente, nada há que não seja realizável.

Willian Douglas.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Estabilidade e remuneração atraem concurseiros para uma vaga na Receita Federal

Uma vaga na Receita Federal.
A Receita Federal do Brasil é um órgão subordinado ao Ministério da Fazenda. É de responsabilidade da Receita Federal a administração dos tributos federais, o controle aduaneiro, combate a sonegação, descaminho, contrabando, pirataria e tráfico de drogas e animais. O órgão foi criado em 20 de novembro de 1968 por Getulio Vargas. Em 2007 uma fusão entre a Secretaria da Receita Federal e a Secretaria da Receita Previdenciária criou a Secretaria da Receita Federal do Brasil. A partir dessa fusão a RFB passava a arrecadar e fiscalizar, além dos tributos internos federais e os tributos sobre o comércio exterior, também as contribuições previdenciárias.
De acordo com o Delegado da Receita Federal, Fernando Saraiva, as funções dentro da Receita são muitas, as relações econômicas e sua complexidade se alteram rapidamente, o que acaba criando a necessidade constante de qualificação do quadro atual de servidores e o ingresso de novos talentos por meio de concurso público. “Posso te afirmar que todo administrador tributário anseia pelo aumento de pessoas qualificadas, que, no caso da Receita Federal, sempre advêm de concurso. Quanto mais gente estiver trabalhando, melhor. A máquina administrativa de um país deve trabalhar de forma eficiente e rápida.” São atribuições do cargo, a arrecadação, fiscalização, planejamento, direção, assessoramento e controle do comércio exterior.
O ingresso no órgão acontece por meio de concurso público. Os concursos públicos para a Receita Federal são conhecidos nacionalmente pela grande quantidade de candidatos e a enorme concorrência. Ser auditor ou analista da receita é o sonho de milhares de brasileiros de várias faixas etárias, nível social, e poder aquisitivo.. Os requisitos para concorrer a uma vaga são: ser maior de 18 anos e ter nível superior completo.
A justificativa para o grande número de pessoas interessadas em uma vaga na Receita é a estabilidade e a alta remuneração. O salário inicial de um auditor é de R$ 13.067,00.
Esse ano foram autorizadas 1.150 vagas para o órgão. O edital para o cargo de auditor já foi publicado e as provas acontecem no mês de dezembro. Já para analista da receita, é aguardada a publicação do edital, uma vez que as 700 vagas também já tiveram autorização publicada.
 
Danielle Peplov