A Receita Federal do Brasil é um órgão subordinado ao Ministério da Fazenda. É de responsabilidade da Receita Federal a administração dos tributos federais, o controle aduaneiro, combate a sonegação, descaminho, contrabando, pirataria e tráfico de drogas e animais. O órgão foi criado em 20 de novembro de 1968 por Getulio Vargas. Em 2007 uma fusão entre a Secretaria da Receita Federal e a Secretaria da Receita Previdenciária criou a Secretaria da Receita Federal do Brasil. A partir dessa fusão a RFB passava a arrecadar e fiscalizar, além dos tributos internos federais e os tributos sobre o comércio exterior, também as contribuições previdenciárias.
De acordo com o Delegado da Receita Federal, Fernando Saraiva, as funções dentro da Receita são muitas, as relações econômicas e sua complexidade se alteram rapidamente, o que acaba criando a necessidade constante de qualificação do quadro atual de servidores e o ingresso de novos talentos por meio de concurso público. “Posso te afirmar que todo administrador tributário anseia pelo aumento de pessoas qualificadas, que, no caso da Receita Federal, sempre advêm de concurso. Quanto mais gente estiver trabalhando, melhor. A máquina administrativa de um país deve trabalhar de forma eficiente e rápida.” São atribuições do cargo, a arrecadação, fiscalização, planejamento, direção, assessoramento e controle do comércio exterior.
O ingresso no órgão acontece por meio de concurso público. Os concursos públicos para a Receita Federal são conhecidos nacionalmente pela grande quantidade de candidatos e a enorme concorrência. Ser auditor ou analista da receita é o sonho de milhares de brasileiros de várias faixas etárias, nível social, e poder aquisitivo.. Os requisitos para concorrer a uma vaga são: ser maior de 18 anos e ter nível superior completo.
A justificativa para o grande número de pessoas interessadas em uma vaga na Receita é a estabilidade e a alta remuneração. O salário inicial de um auditor é de R$ 13.067,00.
Esse ano foram autorizadas 1.150 vagas para o órgão. O edital para o cargo de auditor já foi publicado e as provas acontecem no mês de dezembro. Já para analista da receita, é aguardada a publicação do edital, uma vez que as 700 vagas também já tiveram autorização publicada.
Danielle Peplov
Nenhum comentário:
Postar um comentário